Hino da Cidade de Fortaleza E2

 

http://www.youtube.com/watch?v=HNcXj2nybK4&NR=1&feature=fvwp

 

http://img150.imageshack.us/img150/2740/19084eo.jpg

Fortaleza num belíssimo cartão-postal de 1908. Bondes, igrejas, prédios...textos...

crédito: www.luiz.delucca.nom.br/

Eis a imagem "FORTALEZA EM 1908" e abaixo o texto explicando...

MAIS ABAIXO, SEGUE MAIS IMAGENS...



Esta foto foi encontrada num encarte contendo diversas fotos, oriundas do Arquivo do Nirez, de igrejas antigas de Fortaleza. Nesta aparece um bonde, possivelmente de uma das linhas de então, Outeiro (que posteriormente passou a denominar-se Aldeota), Praia de Iracema ou Prainha, que um dos consultados (gente da velha geração) afirmou ser Prainha-Seminário (o que faz sentido, pois o ponto final ficava próximo do Seminário, na Prainha). Dr. Zenilo Almada acha que não houve linha com essa denominação. A rua era a então Coronel Bezerril, hoje General Bezerril. A Praça ao lado chama-se General Tibúrcio, mais conhecida por Praça dos Leões devido a existência de duas belas esculturas encimando a escadaria de acesso da ou para Rua Sena Madureira. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada no Século XVIII, é considerada a mais antiga de Fortaleza. A foto data de 1908. A edificação grande, ainda existente, era do então Hotel Brasil. A parede ao lado da palmeira é dos fundos da antiga Assembléia Legislativa. Entre o Hotel e a Assembléia divisa-se a Travessa Morada Nova, onde posteriormente passaram a trafegar os bondes das citadas linhas. Na época os bondes iam até mais adiante, ingressando na Rua Guilherme Rocha, parando ao lado da “Rotisserie”, acho que se chamava Palácio Brasil, entrando depois na Rua Floriano Peixoto rumo aos seus destinos. (Adolpho Quixadá)

- Foto do álbum "Vistas do Ceará", editado em Nancy, França, por iniciativa da Casa Boris. 1908. na esquina da Rua Formosa (Barão do Rio Branco) com Travessa Municipal (Rua Guilherme Rocha), vendo-se, à frente da carroça, um bonde de tração animal.



Também do mesmo álbum, início da Rua Formosa, vendo-se um bonde de tração animal.



Parada de bondes (tração elétrica) na Rua Guilherme Rocha, na altura da Pça. do Ferreira; foto Aba Film de 1939. Vemos ao fundo, o antigo "Excelsior Hotel", o primeiro "arranha-céu" da cidade.


Last edited by Fortal; April 18th, 2006 at 03:59 AM.



13- VISTA DO CENTRO. JÁ COM PRÉDIOS NA DÉCADA DE 50.



14- Vista da Aldeota, reparem que não há prédios. Hoje, é um dos locais mais densos da cidade!



15- Outra vista do bairro, pegando o Cocó e as dunas do Mucuripe lá no fundo...



16- Outra aérea pegando o Colégio Militar
e Iracema à direita, com o prédio Iracema Plaza,
perto do mar, e casas na Aldeota.